top of page
  • Foto do escritorEdison Junior

5 motivos para você ter conta em dólar

Imagina que você ganhe R$3.000 de salário. Se você converter para dólares, você terá uma quantia numericamente menor (porque um dólar vale mais do que um real), mas ainda sim consegue comprar bens e serviços fora do Brasil. Com a desvalorização da moeda nacional, quando você converte o seu dinheirinho para dólares, você acaba comprando menos do que conseguia antes. No final, ficou mais pobre em relação ao restante dos países, em que a desvalorização não foi tão intensa.


Mas aí está o pulo do gato: você não precisa ficar dependendo apenas do real para poupar ou investir o seu dinheiro. Afinal, ninguém em sã consciência fica satisfeito em ter todo o esforço de poupar uma parte do que recebe e no final do ano isso valer quase 30% menos do que no começo do ano. Hoje, já é possível ter uma conta em dólar mesmo morando no Brasil, de forma legal e super simples de fazer.


E olha só 5 vantagens de você ter conta em dólar para poupar ou investir:


1 – Não é tão influenciado pelas oscilações do câmbio


Como foi comentado nesse artigo,o real varia bastante de valor em relação ao dólar. Nos últimos anos, esse movimento foi de intensa desvalorização do real, com perda de poder de compra nacional.


Quando você possui uma reserva em dólar, esse impacto é bastante diminuído (considerando que você não tem 100% do seu patrimônio em dólar, né?). E no caso dos investimentos, o rendimento recebido é em dólar, também protegido do efeito do câmbio.


2 – Diversifica suas reservas


Há muitos motivos para formar uma reserva financeira: ter uma grana disponível em momento de aperto ou ainda para fazer aquela viagem ou ainda trocar de carro. O problema é quanto toda a sua reserva está vinculada a apenas uma moeda, a do país que você vive. Ter uma conta em dólar e investimentos também em dólar possibilita diversificar os seus ativos e formar um capital que não é tão impactado pela oscilação de apenas 1 moeda.


3 – Gera disciplina financeira


Está cada vez mais provado o poder do hábito. Muito mais do que poupar 10, 20 ou até 50% da sua renda mensal, o mais importante é se convencer da importância de poupar recorrentemente para ter uma reserva para momentos difíceis ou ainda para formar patrimônio ao longo da vida.


Então por que não poupar também em outras moedas, além do real? Essa disciplina de economizar e investir deve passar pela opção de ter parte dessas reservas em outras moedas, como é o dólar.


4 – Evita taxas abusivas


Imagine que você tem planos de fazer um intercâmbio ou ainda de trabalhar fora do Brasil. Para isso, precisa ter um dinheiro guardado para se manter lá sem muitas surpresas.


Ter uma conta em dólar é uma opção de poupar agora para realizar esse sonho sem depender de um fundo cambial (que cobra taxa de administração para comprar dólar no seu lugar) ou ainda de comprar notas físicas na taxa de câmbio, pagando taxas altas no spread e ainda IOF na conversão. Isso sem falar de usar o cartão de crédito fora do Brasil, dependendo da cotação do dólar no momento e o IOF na compra.


Tudo isso é reduzido ao levar com você a sua conta bancária, reduzindo custos e dando mais liberdade financeira.


5 – Desburocratiza a sua vida


Comprar dólar em notas físicas é burocrático: você tem que ir até a casa de câmbio, dar um monte de dados pessoais, verificar as notas e guardá-las com segurança em casa e depois quando for viajar. Uma conta em dólar digital permite que vários desses passos chatos sejam superados por poucos cliques e que geram transparência para quem usa a ferramenta.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page